Pessimismo gera uma onda negativa a economia

Pessimismo gera uma onda negativa a economia

Sei que é meio filosófico citar um livro para explicar a onda negativa que estamos passando na economia brasileira, mas realmente acredito nas citações do livro “O segredo” de Rhonda Byrne.

Para quem ainda não conhece o livro, ele fala especificamente sobre a onde de energia que nos rodeia o tempo todo. Grandes cientistas, pessoas de grande influencia mundial, como, William Shakerpeare, Ludwig Van Beethovem, Sócrates, Platão, Isaac Newton, Vítor Hugo e outros, conheciam o segredo.

Todos eles fazem parte de uma crença, se podemos chamar assim, onde o pensamento atrai coisas boas e ruins:

 foto 3

 A lei da atração

 “Cada pensamento seu é uma coisa real – uma força” – Prentice Mulford (1834-1891).

 

“O pensamento predominante ou a atitude mental é o ímã, e a lei é a de que o semelhante atrai o semelhante; consequentemente, a atitude mental sempre atrairá as condições que correspondam à sua natureza”.  Charles Haanel (1866-1949).

 “Vamos nos lembrar, o quanto pudermos, de que cada pensamento desagradável é uma coisa ruim literalmente colocada no corpo”. – Prentice Mulford.

 “A imaginação é tudo. É uma prévia das próximas atrações da vida.” – Albert Einstein (1879-1955).

Então vamos comparar! Quando se perde a confiança em alguém ou alguma coisa, imediatamente surgem os pensamentos ruins na nossa mente. Como o exemplo da corrupção no Brasil. Hoje, quando conversamos com as pessoas, a resposta é a mesma: uma descrença! Não se acredita mais na política, nem nos que a rodeiam. Não estou somente citando políticos, mas empresários, servidores públicos, pessoas que querem de alguma forma se beneficiar do poder público, mas claro que em todas estas áreas tem suas exceções.

foto 1

Em uma reportagem no site G1 do dia 27/01/2016, o Brasil cai mais uma vez no ranking mundial de corrupção e fica em 76º.

Já as agências internacionais de avaliação de risco: Fitch, Moody’s e Standard & Poor’s. Tem rebaixado ou até retirado o selo de bom pagador do Brasil.

Pergunto a vocês então, como atrair investimentos em um país onde não podemos confiar? O que pode ser feito? Quem pode e quem deve fazer?

Todos nos, eu respondo, enquanto estivermos sentados, acomodados, somente lendo e assistindo tudo passivamente, nada irá acontecer.

Este ano é ano eleitoral, vamos eleger prefeitos e vereadores.

foto 11

Isso também é uma maneira de participar. Procure saber quem são, principalmente se for candidatos a reeleição, verifiquem o que fizeram no seu passado. Não abstenha-se do seu voto, é direito seu. Se não votar e deixar a responsabilidade nas costas dos outros, não poderá nem reclamar, pois não participou de uma das maiores conquistas democráticas do Brasil.

Não estou dizendo para votar e deixar as coisas acontecerem. Cobre, vá as reuniões da câmara. Fique de olho! Ele trabalha para você e lhe deve sim, total transparência e prestação de contas.

foto4

Vamos voltar ao assunto principal, lei da atração. Pense positivamente, acredite! Assim podemos ajudar que uma grande onda de boas vibrações chegue até nós.

O governo tem feito, na minha humilde opinião, um de seus maiores erros: perder a confiança. Problemas com má administração, uma estratégia incorreta, tudo isso da para consertar, mas quando se perde credibilidade, confiança, fica difícil se recompor.

As pessoas ficam paralisadas, pelo menos é o que tenho observado ao meu redor, no trabalho, no comércio local. As pessoas deixam de comprar, pois, tem medo de perder o emprego, os empresários deixam de vender porque as pessoas não compram. Para ajustar as contas tem que demitir e com tantas demissões e pais de família sem sustento. foto 5Os chamados bicos ou empregos informais começam a surgir. Que retrocesso!

O INSS deixa de arrecadar, o rombo só aumenta, ainda querem aumentar a idade mínima para aposentadoria e terão mesmo, pois sem arrecadação suficiente as contas não fecham. E nós, simples mortais, vamos virar super heróis, pois estou chegando a conclusão que a única aposentadoria que vai existir é por invalidez , e pior, por pouco tempo, pois o beneficio é tão pouco que não vai dar para comprar os remédios e a saúde publica em frangalhos, só no cemitério mesmo. Agora temos que concordar que a reforma tem que ser feita. É para ontem!

Tudo isso que escrevi é porque quero que governantes, os ministros que parecem tão inteligentes e falam tão bonito nos seus discursos, entendam que a crise econômica só vai ter alguma solução se começarem a investir em confiança. Mesmo que seja com estratégias de marketing, fazer cumprir as leis e punir os culpados com rigor. A economia precisa girar. Estamos em época de inflação alta e para isso precisamos nos sacrificar mais pagar pelos erros dos outros para não dizer “roubo dos outros”. É realmente inadmissível! Venham a público dar explicações, dizer qual o próximo passo, deixar as coisa claras. Isso traz confiança, sabia?

Uma dica simples, sabem matemática? Onde se tem x para retirar y e se y é maior que x. O que acontece? O rombo que esta instalado nos cofres públicos.  São tantos os absurdos que poderia escrever por horas…

Fazem de tudo para você montar uma empresa, ser um empreendedor, sabemos que não é fácil. E por algum motivo, aquem da sua vontade, tenho certeza, você tem que deixar sua empresa inativa e procurar um emprego. Trabalhar honestamente para sustentar sua família e quando mais precisa, quando perde o seu sustento, o governo retira o seu seguro desemprego. A explicação é que você é um empresário. Mas se não tem renda e ela é inativa? Isso é um absurdo! Simples desculpa para mais uma vez, não dizer que não tem dinheiro para pagar. 

Ai, ai! Esta difícil seguir os conselhos do livro.  Ajuda ai !!! #FazAcontecer. Nos façam acreditar novamente no Brasil, um lindo país de riquezas imensas, e um povo guerreiro.

foto 10

foto 6