Please disable Adblock!
Fundação – Alicerce - Construção Sem SegredoConstrução Sem Segredo

Fundação – Alicerce

Fundação – Alicerce

Fundação – A fundação ou alicerce é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. As vigas são iguais às colunas, só que ficam na horizontal, o baldrame é o conjunto de vigas interligadas que se sustenta sobre a fundação. Ela que evita a rachaduras e fissuras na parede.

O tipo de Fundação adequado para sua obra pode ser definido levando em consideração a carga do edifício, tipo de solo, profundidade do lençol freático, tipo de fundação das edificações vizinhas, etc. Blocos e baldrames são classificados como fundações diretas ou fundações rasas. As vigas baldrames travam os blocos de fundação que são construídos sobre as fundações profundas e são responsáveis pela transmissão da carga dos pilares para as fundações profundas. Pode ser dispensada a execução das fundações profundas quando as cargas do edifício forem baixas. Sua execução prevê a Escavação do terreno, posicionamento das formas e Armação e Lançamento de Concreto . As dimensões dos blocos de fundação e também das vigas baldrames bem como seu posicionamento, devem ser calculadas pelo projetista de fundações.

Infra Estrutura – Água, energia, luz, banheiro, local para armazenar os materiais de construção e segurança é o mínimo para começar sua obra. Você precisa criar um barraco para guardar o material, água para fazer o cimento, os trabalhadores precisam ligar os equipamentos.

Gabarito – É processo e definir o local onde a casa será estabelecida. Por meio deste processo é possível saber onde serão edificadas as bases, bem como as paredes do imóvel.

Quando falamos em fundação os dois sistemas mais utilizados para fundação são:

Estacas com vigas baldrame (em alguns casos sapata)

  • Vigas Baldrame. O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme. É a base que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (pêso) da casa (paredes, lajes, telhados,etc.). Um baldrame bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes.
  • Estacas ou furos– São buracos feitos no solo com profundidade geralmente entre 0,80 a 3,00 ficam geralmente nas quinas das vigas baldrames, variando conforme a carga das paredes. O objetivo dele é dar firmeza às vigas baldrame impedindo o afundamento da estrutura.
  • Sapatas– São estruturas de ferro envolvidas por concreto posicionadas feita em locais estratégicos, com uma área maior que a das vigas baldrame, geralmente utilizadas para edificações com pavimentos superior, maior carga. Elas são feitas em cima das estacas com o objetivo de aumentar a área de aderência ao solo, consequentemente, quanto mais peso da edificação maior a área para distribuir a carga e evitar o afundamento da estrutura.

  fundação1

Radier

É uma laje de concreto sobre o solo com uma malha de ferro trançada (barras longitudinais) sobre toda a área da edificação com o objetivo de distribuir o peso da residência.

Além de apoiar sua casa, o radier já funciona como contra piso e calçada. Mas o radier só pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se o solo tiver 2 tipos de solo, eles podem se comportar de forma diferente e sua casa começar a ceder em uma parte. Enfatizamos se uma parte for firme e a outra fraca, o radier não pode ser utilizado. Não esqueça de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.

ssss

impermeabilização

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (“ferragem”), as alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.

Quando feita de forma correta, com produtos e serviços adequados, por empresas idôneas, os custos de uma impermeabilização atingem, na média, 2% do valor total da obra. Se forem executados apenas depois de serem constatados problemas com infiltrações na edificação já pronta, a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual, envolvendo até valores em torno de 10% do custo total da obra.

Material a base de petróleo (pixe) que é impermeável ele impede que a água suba pelas paredes, deixando o pé da parede preto (mofo), verde (lodo), que crie bolhas na pintura e evitando que o reboco  caia.

Produtos para impermeabilização de baldrame:

Produto para impermeabilização

eeeeeeeeeeeee

Baldrame IMPERMEABILIZADO

Você pode passar o produto com uma brocha ou uma vassoura de pelo macio. Aplicar 3 camadas conforme exemplo.

Existem produtos para impermeabilização de parede também indicado para fachadas que recebem muita água de chuva. É indicado passar sobre o reboco, antes da pintura, algum produto similar.

Existem produtos com a mesma função de várias marcas: Vedacit, Igoflex, MSet verifique a qualidade e o custo benefício e mande bala.

.