Dicas para cuidar das suas finanças e manter orçamento de sua obra em dia

Dicas para cuidar das suas finanças e manter orçamento de sua obra em dia

Todos sabem o quanto é importante manter o orçamento sob controle, principalmente quando estamos construindo ou reformando.

miniatura_images

 

Minhas principais dicas são:

Tenha uma planilha sempre ao seu alcance. Anote tudo que você gasta, mesmo as pequenas coisas, como um lanche, ou mesmo aquele parafuso que faltou. Normalmente são nestes gastos que não damos muita importância.

Segundo a revista Exame deste mês, nessa crise o índice de inadimplência esta em 35% por causa do desemprego, mais 29% esta em atraso por não saber controlar suas finanças.

A planilha financeira lhe ajudará a reorganizar suas finanças e começar a ter sonhos e concretizá-los!

índice.jpg 2

Faça questionamentos: Qual é minha renda? Quanto eu realmente ganho?, segundo pesquisa feita pelo SPC.

Em 2014, 42% não sabiam com precisão quanto ganhava. Isso porque, não prestamos uma real atenção nos descontos que temos em folha, em empréstimos consignados que achatam nossos salários, mas ainda são a melhor opção de credito com juros mais baixos. Troque suas dividas de juros mais altos, como cheque especial, cartão de credito, pelo consignado. Peça revisão de seus contratos […]. Faça isso o quanto antes, não deixe para amanhã! Tenha persistência… Não desista do seu controle e convoque toda família a participar!

Corte gastos desnecessários. Se prestamos atenção podemos ter serviços que nem usamos. Com tantos celulares e seus planos diversos, não há mais necessidade de linha fixa. Com os gastos mais caros supermercado por exemplo: Faça pesquisas! Pode dar preguiça mesmo, o tempo passando rápido não esta ajudando e queremos resolver tudo nos hipermercados. Mas, SIM! Podemos economizar muito se comprarmos verduras em sacolões, carnes em açougues especializados. Não faça todos as comprar de uma só vez… Você pode desperdiçar muito coisa com estoque. E em tempos de inflação aproveite sempre as promoções. Procure marcas similares com preços menores.

3

Para se concretizar um sonho devemos, primeiro sonhar, depois planejar, estipular metas, ter controle absoluto sobre tudo e trabalhar. SIM! Correr atrás (literalmente) para realizá-los. Sei que não é fácil, mudar hábitos… É muito mais difícil do que parece! MAS é possível! Se soubessem o quanto faz bem (em todos os sentidos), aliás, esse é um assunto para o próximo post. Fiquem ligados! Como nosso hábitos influenciam as nossas vidas e como fazer para muda-los. Aguardem!!

Vou deixar uma planilha bem fácil de usar e um link para cálculo de juros financeiros. Isso vai ajudar a você saber o quanto de juros esta pagando, fazer simulações com juros menores. link: bcb.gov.br

 E não se esqueçam: Preste atenção nos detalhes, quanto menores mais importantes!!

Fonte: Revista Exame

Deixe um comentário