REVISÃO ISO 9001: 2015

REVISÃO ISO 9001: 2015

ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto.

ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

ISO 9001 2Para obter a certificação, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada.

Através do ISO 9001, uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento do nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.

O sistema de gestão da qualidade tem o foco em gerenciar as necessidades e expectativas dos clientes. A empresa que pretende implementar os requisitos desta norma, certamente poderá ajudar a melhorar continuamente a qualidade dos seus produtos e serviços e a satisfação dos seus clientes.

No ano passado houve uma revisão, conheça um pouco das alterações:

3.1.01-ISO9001-evolution-EN

REVISÃO ISO 9001: 2015

A ISO 9001:2015 incentiva o aumento do foco externo na gestão da qualidade em sua abordagem baseada no risco – conte com a SGS para fazer a transição para a nova edição.

A ISO 9001: 2015 posiciona a nova versão da norma entre os esforços da organização em direção a um desenvolvimento sustentável e a promove como ferramenta para melhorar o desempenho geral.

Ela incentiva a intensificação do foco de interessados internos e externos na adoção de uma abordagem baseada no risco para a gestão da qualidade e enfatiza a importância da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SQG) como decisão estratégica da organização.

Oferecemos um conjunto de soluções para ajudá-lo a fazer a transição da atual certificação ISO 9001: 2008 e atender os requisitos da ISO 9001: 2015.

ISO 9001:2015 – PRINCIPAIS MUDANÇAS

Além de renomear e reposicionar algumas atividades de SGQ, outros requisitos importantes foram introduzidos.

CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Agora o processo de desenvolvimento e implementação do SGQ deve levar em conta o contexto da organização.

RISCOS E OPORTUNIDADES

Uma parte fundamental do planejamento e da implementação de um SGQ é o novo requisito de identificação dos riscos e oportunidades que podem impactar sua operação e desempenho, bem como as ações “proporcionais” correspondentes para solucioná-los.

LIDERANÇA

A alta administração agora precisa demonstrar um maior envolvimento direto na organização do SGQ, com foco na “liderança”, e não apenas na gestão do SGQ.

INFORMAÇÕES DOCUMENTADAS

Os termos “procedimento documentado” e “registro” usados na ISO 9001:2008 foram substituídos na ISO 9001:2015 pelo termo “informações documentadas”. São informações que precisam ser controladas e mantidas pela organização. Cabe a cada organização determinar o nível e o tipo de documentação necessária para controlar seu próprio SGQ.

OUTROS REQUISITOS DO SGQ

Houve outras mudanças nos requisitos do SGQ, tais como:

  • Requisitos específicos propostos para organizações relacionados à execução de uma abordagem de processo durante o planejamento, implementação e desenvolvimento de um SGQ.
  • Identificação das competências necessárias do pessoal que faz o trabalho que afeta o desempenho da qualidade
  • Identificação e manutenção do conhecimento necessário para assegurar que uma organização possa obter a conformidade de produtos e serviços.
  • Uma abordagem baseada no risco para determinar o tipo e o alcance dos controles adequados a todos os tipos de fornecedor externo.

ESTRUTURA E TERMINOLOGIA

A ISO 9001: 2015 adota a estrutura em cláusulas especificada no Anexo SL, que agora é a estrutura obrigatória para todas as normas ISO novas e revisadas. A intenção declarada é assegurar que a versão final da ISO 9001 esteja alinhada a outras normas de sistemas de gestão.

Com o uso da estrutura do Anexo SL, pretende-se apresentar os requisitos do SGQ de forma mais consistente e racional, em vez de simplesmente oferecer um modelo para os elementos do SGQ da organização.

É importante observar que, para as organizações que já possuem um SGQ compatível com a ISO 9001, não haverá a necessidade de mudar o procedimento e a estrutura documental do SGQ atual, bem como a terminologia utilizada, para espelhar as especificações da ISO 9001:2015.

TRANSIÇÃO DA ISO 9001: 2008

As organizações que já têm o certificado ISO 9001:2008 terão três anos, a partir da publicação formal da ISO 9001:2015, para migrar para a nova versão da norma. Dependendo do cronograma de publicação atual, esse período de transição terminará em setembro de 2018.

Fonte: http://www.sgsgroup.com.br/